sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Atlas Brasil: Abastecimento Urbano de Água


Em 2011, a ANA lançou o ATLAS Brasil: Abastecimento Urbano de Água, um valioso instrumento em prol da garantia da oferta de água para o abastecimento da população brasileira. Em 2017, partindo da necessidade de integrar as políticas de gestão hídrica e de saneamento, a ANA, em parceria com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades , lançou o ATLAS Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas, contemplando o diagnóstico do esgotamento sanitário no Brasil e alternativas técnicas, diretrizes e estratégias para reduzir os problemas causados pelos esgotos nos corpos d’água.

Acesse o Atlas Esgotos (http://atlasesgotos.ana.gov.br/) e o Atlas Brasil: Abastecimento Urbano de Água (http://atlas.ana.gov.br/) para mais informações.

Doria anuncia plantio de 18 mil árvores na Marginal Pinheiros

Prefeitura mostrou projeção de como Marginal Pinheiros ficará com o projeto (Foto: Divulgação/Prefeitura)
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (28) que vai plantar 18 mil árvores nas margens do Rio Pinheiros. A ideia do projeto, que será feito em parceria com governo estadual e a iniciativa privada, é construir um corredor verde de 13,5 km na marginal, interligando alguns dos principais parques da cidade.
De acordo com o prefeito João Doria (PSDB), o custo para colocar o projeto em prática, estimado em R$ 2,7 milhões, ficará a cargo de uma operadora de telefone. Nada sairá dos cofres públicos, segundo o tucano. O valor inclui, além do plantio das mudas, a manutenção – por um período de quatro anos - das áreas verdes.
Entre as 18 mil árvores que serão plantadas estão diferentes espécies, inclusive nativas da Mata Atlântica, como o Cambuci, que no passado foi eleita como símbolo da capital paulista, mas hoje está quase em extinção na cidade. As Palmeiras, antes abundantes nas margens do rio, também vão compor grande parte da nova vegetação.
“O plantio vai contribuir para a diminuição da temperatura, o aumento da umidade do ar, a redução de ruídos, além de funcionar como um filtro natural para a poeira e os gases tóxicos de monóxido de carbono”, afirmou Doria em coletiva convocada para apresentar o novo projeto, batizado de Marginal Verde.
Prefeitura mostrou projeção de como Marginal Pinheiros ficará com o projeto (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Conforme estimativa da Prefeitura, as mudas devem começar a ser plantadas já no dia 2 de outubro, e todo o plantio deve ser concluído até o fim de março do ano que vem. Ou seja, um prazo de seis meses para o serviço. “Não havendo nenhum percalço, nenhuma situação que possa postergar a conclusão”, ressalvou Doria.

Fonte: g1.globo.com

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Agrofloresta: Aprendendo a produzir com a natureza

Baixe gratuitamente o livro Agrofloresta: Aprendendo a produzir com a natureza

Título: Agrofloresta: Aprendendo a produzir com a natureza
Autores: Walter Steenbock, Fabiane Machado Vezzani
Referência:
Steenbock, Walter
 Agrofloresta : aprendendo a produzir com a natureza /
 Walter Steenbock; Fabiane Machado Vezzani. – Curitiba :
 Fabiane Machado Vezzani, 2013.
 148p. il.

Descrição (retirada do livro):
"Na primeira parte deste livro, apresentam-se e discutem-se conceitos ecológicos de forma contextualizada com a prática agroflorestal. Na segunda parte, descreve-se, brevemente, como as famílias agricultoras da Cooperafloresta fazem isso. 
Longe da pretensão de detalhar profundamente os conceitos, e mais longe ainda da pretensão de descrever todos os aspectos relacionados à prática agroflorestal, pretende-se que este livro possa ajudar estudantes, agricultores e professores a utilizarem a agrofloresta como caminho, ou como música."
Baixar
(Clique na imagem para baixar)

Fonte: florestalbrasil.com

USP oferece mais de 19 cursos gratuitos de curta duração; confira


Estudantes de graduação de várias áreas e também do ensino médio podem se inscrever nos cursos de difusão oferecidos pela USP (Universidade de São Paulo). São mais de 19 cursos gratuitos e presenciais de curta duração, com inscrições por meio do Sistema Apolo.
Na hora da inscrição fique atento ao campus em que as aulas serão ministradas, o público alvo, bem como a quantidade de vagas e data de início do curso. Ao final, os alunos que obtiveram o mínimo de presença exigida ganharão o certificado.
Confira abaixo alguns dos cursos disponíveis:
1. Aspectos do cômico na literatura e no cinema italiano
2. Avanços em Controle da Postura e Locomoção em Idosos
3. Biologia Marinha Básica
4. Curso de Verão em Fisiologia: praticando e discutindo
5. Estudos de gênero e museologia
6. Grandes Endemias
7. I Oficina de Sensibilização para Cuidadores Familiares de Idosos
8. Introdução ao Planejamento de Experimentos
9.  L' Italiano al cinema - L' Italiano nel cinema
10. Saúde em viagens. Antes, durante e depois
11. Tópicos de Biologia Marinha
12. V Curso de Férias de Imunologia
13. A teoria Republicana da Democracia
14. Curso de Verão em Bioquímica e Biologia Molecular
15. História e escravidão no romantismo brasileiro
16.  Patrimônio Cultural Imaterial, Interfaces e Novas Mídias
17. Povos indígenas e memória: espaços e comunicação em perspectiva
18. Projeto Salvando Vidas - Primeiros Socorros
19. Temas indígenas atuais no encontro entre culturas
Confira aqui a lista completa de cursos ofertados. Bons estudos!
Fonte: uspdigital.usp.br

Na Semana da Árvore, Carapicuíba lança projeto de plantio consciente


Projeto “Eu, Tu e Elas, + Verde + Vida” tem doação de mudas, programas de plantios e orientações.
No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore e para celebrar a prefeitura de Carapicuíba, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade lança o Projeto Eu, Tu e Elas, + Verde + Vida para incentivar o plantio de árvores consciente e responsável. Entre os dias 17 e 23 tem programação especial com distribuição de mudas, plantio e atividades educacionais no Calçadão e no Plaza Shopping Carapicuíba.
As atividades começaram no domingo, 17, com o plantio de sete mudas de árvores na UBS Ana Estela, em parceria com a ONG Brasil Eco Planetário que propôs uma ação simultânea em mais de 600 cidades paulistas. Durante a semana, de 18 a 23, das 10h às 16h, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade faz atendimento à população em tendas montadas no Calçadão e no Plaza Shopping Carapicuíba. Com a ajuda de profissionais capacitados, as pessoas que visitarem as tendas poderão escolher a espécie de árvore mais adequada para plantar no quintal de casa ou na calçada, receberá na hora e gratuitamente a muda e orientações de como cuidar para que a árvore cresça saudável e bonita.
No dia 21, Dia da Árvore, a programação será especial. Mudas de árvores serão plantadas em 17 escolas municipais, com a participação de alunos e professores. A proximidade das crianças com a natureza e deixar que elas participem ativamente do plantio das árvores que elas poderão acompanhar o crescimento é uma forma de ensinar que o cuidado com o meio ambiente está sob responsabilidade de todos nós. A secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade participa da Virada Sustentável na Faculdade Estácio/FNC e de plantio monitorado na Faculdade Aldeia de Carapicuíba (dia 27).
Projeto Eu, Tu e Elas, + Verde + Vida
Conscientizar a população sobre a importância de valorizar e preservar o meio ambiente, em especial as árvores, é o principal objetivo. O projeto tem doação de mudas, oficinas educativas para crianças, plantios, cadastro de voluntários e orientações diversas sobre meio ambiente e sustentabilidade.
A prefeitura ajuda o morador a escolher a espécie de árvore ideal para plantar na calçada, quintal ou jardim. Escolhido o tipo de árvore, a pessoa recebe a muda e as orientações de como plantar e cuidar para que ela cresça forte e bonita. O futuro com uma Carapicuíba mais arborizada é possível e depende do engajamento de todos.
Veja a programação e participe dessa importante campanha. Ajude a deixar seu bairro melhor e a cidade mais bonita.
Programação Semana da Árvore e Lançamento do Projeto Carapicuíba + Verde
· Segunda a sábado (18 a 23)
10h às 16h – Tendas com atendimento, exposição, orientação e doação de mudas de árvores no Calçadão e no Plaza Shopping Carapicuíba (Estrada Ernestina Vieira, 149 – Vila Dirce)
· Quinta-feira (21)
9h30 – Virada Sustentável Estácio Carapicuíba com doação de 44 mudas e plantio monitorado no estacionamento da Faculdade.
11h – Plantio simultâneo de árvores nas escolas da rede municipal.
· Quarta-feira (27)
9h – Ação FALC (Faculdade Aldeia de Carapicuíba) com doação de 35 mudas, plantio monitorado e orientações ambientais.
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade: Av. Inocêncio Seráfico, 2005 – complexo do Ginásio Tancredo Neves, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, telefone 4187-3837.
Fonte: guiacarapicuiba

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Nesse sábado 23, às 10 hs, tem floresta de bolso em plantio coletivo, todos convidados!! Verdejando 2017

Nesse sábado 23, às 10 hs, tem floresta de bolso em plantio coletivo, todos convidados!! Verdejando 2017


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre
Enfim chegou a hora! Vamos plantar uma Mata Atlântica em um local especial, o árido Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo, a 1° da região.  Levem a família, principalmente as crianças, para plantar árvores raras como a araucária, cambuci, peroba e jequitibá. A terra será toda super preparada e enriquecida, para as 600 árvores crescerem bem fortes.
Porque esse local é especial?
Até 2002, ali funcionou o presídio do Carandiru, com 8.000 presos, um local de verdadeiro drama humano, que a nova floresta de Mata Atlântica ajudará a recuperar e “curar” esse solo.
Imagem relacionada
O local até 2002
Resultado de imagem para parque da juventude
O mesmo local hoje. Do lado esquerdo da foto, será a nova floresta de bolso, trocando um gramado agressivo e seco pela biodiversidade

CONFIRME SUA IDA NA PÁGINA DO EVENTO:
INFORMAÇÕES:
Local: Em frente a biblioteca, na Avenida Cruzeiro do Sul, fora da cerca do parque.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP, 02030-100
Horário: A partir das 10 hs.
Data: Sábado, 23 de setembro de 2017
COMO CHEGAR?
Melhor meio é de metrô, descendo na frente, na Estação Carandiru.
De carro, tem estacionamento pago com 228 vagas pela entrada da Av. Cruzeiro do Sul. R$ 5,00.
Aguardamos vocês!
floresta-de-bolso-ricardo-cardim-20

Ricardo Cardin

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Semana da árvore e quem ganha o presente é você...


LINKS PARA DOWNLOAD DE LIVROS DE BOTÂNICA E ECOLOGIA EM PDF:
Divirtam-se, que ninguém é feliz sozinho💚📚
Noções Morfológicas e Taxonômicas para Identificação Botânica: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/…/LivroIdentificacaoBotanica…


Manual de Plantas Infestantes (Hortifrúti): https://www.fmcagricola.com.br/…/…/downloads/publication.pdf

Sementes florestais - Guia para a germinação de 100 espécies nativas: http://www.globaltree.com.br/…/1177…/sementes_florestais.pdf

Árvores Gigantes da Terra e as maiores já assinaladas no Brasil: http://www.rbma.org.br/rbma/pdf/caderno_20.pdf


Manual de Identificação de Mudas de Espécies Florestais: http://www.rio.rj.gov.br/…/41301…/ManualdeMudas2internet.pdf


Livro Vermelho da Flora do Brasil - Plantas Raras do Cerrado (2014):http://dspace.jbrj.gov.br/jspui/handle/doc/27

Guia de Campo - Vegetação do Cerrado - 500 espécies: http://www.mma.gov.br/…/_p…/148_publicacao14022012101832.pdf

Guia de Identificação de espécies-chave para a restauração florestal na região de Alto Teles Pires (MT): http://www.nature.org/media/brasil/guia-mt.pdf

Plante as árvores do Xingu e Araguaia - Guia de Identificação: http://www.agrofloresta.net/…/Plante_arvores_Xingu_Araguaia…

Expedições às Montanhas da Amazônia: http://aplicacoes.jbrj.gov.br/divulga/montanhas_amazonia.pdf

Fruteiras e Plantas Úteis na Vida Amazônica: http://www.cifor.org/publicati…/pdf_files/…/BShanley0501.pdf

Guia Ilustrado e Manual de Arquitetura Foliar para Espécies Madeireiras da Amazônia Ocidental:
https://ppbio.inpa.gov.br/…/Guia%20e%20Manual%20Arquitetura…

Plantas exóticas e exóticas invasoras da Caatinga:
Volume 1: http://www.researchgate.net/…/256091493_Plantas_Exticas_e_E…

Volume 2: http://www.researchgate.net/…/256091933_Plantas_Exticas_e_E…

Volume 3: http://www.researchgate.net/…/259044147_Plantas_Exticas_e_E…

Volume 4: http://www.researchgate.net/…/263888811_Plantas_Exticas_e_E…

Gramíneas ornamentais nativas do bioma Pampa: http://www.fzb.rs.gov.br/…/20160429181347gramineas_ornament…

Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável do Butiá: http://www.fzb.rs.gov.br/…/20160429160121boas_praticas_de_m…


Marantaceae da Reserva Ducke e ReBio Uatumã: https://ppbio.inpa.gov.br/…/…/GUIA-marantaceas-ebook_bot.pdf





Guia de Plantas Hospedeiras de Mariposas (em Espanhol): https://www.dropbox.com/…/Vega%20German%20-%20Guia%20De%20P…

Guia de Plantas visitadas por abelhas na Caatinga: http://www.mma.gov.br/estruturas/203/_arquivos/livro_203.pdf


Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo (8 volumes): http://botanica.sp.gov.br/ffesp_online/

Tratado das plantas medicinais mineiras, nativas e cultivadas: https://plantasmedicinaismineiras.wordpress.com/livro/

Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (5 volumes): http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php…

Biodiversidade Catarinense - Características, Potencialidade e Ameaças: http://www.bc.furb.br/docs/CG/2013/353256_1_1.pdf

Guia da Biodiversidade de Fabaceae do Alto Rio Negro:
https://www.dropbox.com/s/…/Guia%20Fabaceae%20-%20Livro.pdf…

Projeto Semeando Sustentabilidade🌿