Redação Web - TV Diário
Uma grande novidade começa a virar rotina nos "galpões de reciclagem". Além dos resíduos tradicionais como pilhas, baterias e produtos recicláveis, o local abriga também uma usina de pré-tratamento de óleos e gorduras.
O equipamento retira resíduos e equilibra o Ph, nível de acidez, dos materiais para que possam ser transformados em biocombustíveis, afirma a gerente de Educação da Secretaria de Urbanimo e Meio Ambiente (Seuma) Edilene Oliveira.
Mensalmente, são recebidos cerca de 6 mil litros de resíduos, que passam pelo tratamento da máquina. A iniciativa está gerando emprego e renda para catadores cearenses.
"Para quem puxava carrinho antes e era discriminado, aqui nosso trabalho está sendo valorizado", informa o reciclador Alysson Alves.
Poluidor
O óleo de cozinha, matéria-prima principal da reciclagem, quando jogado no ralo da pia chega a contaminar 25 mil litros de água, prejudicando o meio ambiente.
Além da estação de tratamento, existem 20 postos de coleta para óleo e gorduras residuais. Os locais são distribuídos por toda Fortaleza e podem ser encontrados através do siteda secretaria. No Interior do Ceará, as garrafas podem ser entregues nos postos de coleta da Coelce e rendem R$ 0,30 de desconto, por garrafa, na conta de energia.
"Qualquer pessoa pode usar uma garra pet utilizada e toda vez que realizar uma fritura e despejar o óleo dentro do recipiente", afirma Edilene Oliveira.
*Com informações da repórter Branca Sobreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário