Vidros reaproveitados de geleias e azeitonas são ótimas opções para irem ao freezer no lugar do plástico.
Reaproveitar vidros é um jeito prático e seguro de facilitar a vida na cozinha. | Foto: iStock by Getty Image
A blogueira norte-americana Anne Marie, do blog “Zero Waste Chef”, decidiu há alguns anos mudar drasticamente um item em sua vida: o plástico. Após decidir que queria se livrar deles, alguns hábitos também passaram por alterações. Com toda a experiência adquirida nos últimos anos, ela desmistificou uma dúvida de muitas pessoas: É possível congelar alimentos em frascos de vidro? A resposta é positiva e não é necessário nenhum vidro especial para isso.
De acordo com as experiências realizadas por Anne Marie, os vidros reaproveitados de geleias, azeitonas, molhos e outros alimentos são ótimas opções para irem ao freezer. Além de impedir que o vidro seja descartado desnecessariamente, eles facilitam muito a vida na cozinha.
Veja abaixo algumas dicas de alimentos que podem ser congelados em recipientes de vidro:
- Feijão
Congelar feijão é um hábito muito comum aos brasileiros. Para congelá-lo em potes de vidro basta escolher algum com boca larga e deixar um espaço livre de dois dedos até a tampa. Em geral, os líquidos expandem após congelados, portanto é essencial deixar um espaço extra para que o vidro não quebre com a pressão. Essa mesma dica serve para molhos diversos, polpas de frutas e muitos outros líquidos.
- Frutas
Frutas congeladas são práticas e essa opção é excelente para evitar o desperdício. O ideal é congelar as frutas que já estão maduras. A técnica usada pela blogueira é espalhar as frutas em uma travessa aberta e colocá-las no congelador. Para frutas com casca, o ideal é descascar e cortá-las primeiro. Depois de congeladas, guarde-as dentro dos potes de vidro e as mantenha no freezer.
- Tomates
Para congelar os tomates o ideal é desidratá-los primeiro. Após esses frutos passarem pelo processo de forno, basta colocá-los nos potes e congelar.
- Talos e cascas de vegetais
Anne Marie dá a dica de congelar talos e cascas dos alimentos. Muitas vezes eles não são úteis na receita do dia, mas, em grande quantidade rendem um bom caldo de vegetais. Em um mesmo pote é possível armazenar aos poucos os talos de várias semanas.
- Soro de leite
Se você costuma preparar cremes ou queijos em casa, sabe que eles rendem uma grande quantidade de soro de leite. Essas sobras também podem ser congeladas. Assim como acontece com outros líquidos, basta deixar espaço para que eles dilatem sem quebrar o vidro. Para o soro do leite, o ideal é usar potes pequenos, para separar melhor as porções, já que ele não pode ser descongelado e congelado novamente.
- Bolos, pães e biscoitos
Para pães, bolos e biscoitos também não existe nenhum segredo. Basta colocá-los nos Poter e congelá-los. Isso ajuda a manter esses alimentos frescos por muito mais tempo.
Essas são apenas algumas sugestões, mas qualquer alimento que pode ser congelado em recipientes de plástico, também é indicado para o congelamento em potes de vidro.
Fonte CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário