terça-feira, 8 de março de 2016

Receita de detergente caseiro ecológico

Receitas caseiras preservam o meio ambiente e também o bolso




Receita 1
Ingredientes:
750 ml de azeite ou óleo de cozinha (aquecido ou morno)
250 gramas de soda cáustica
750 ml de álcool – pode ser de posto
500 ml de água – (para usar na primeira etapa)
13  litros de água – (para usar na etapa final) – deve ser água sem cloro que pode ser água da chuva, de fontes ou cisternas.
30 ml de essência do gosto ou a mais tradicional de coco ou erva doce.
Preparo:
Dilua primeiro a soda em meio litro de água agitando com cuidado pelo menos por 5 minutos.
Adicione o álcool e o óleo (morno) e mexa por uns 10 minutos.
Adicione os 13 litros de água aos poucos e vai mexendo sempre por mais 10 minutos.
Adicione a essência ou pode deixar sem se preferir.
Embale, tampe bem e identifique a embalagem com a data de fabricação – validade de 6 meses.
Rendimento: 15 litros.
Receita 2
Sabão líquido para louça
• 2 litros de água
• 1 sabão caseiro ralado
• 1 colher de Óleo de Rícino 
• 1 colher de Açúcar.
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.
Receita 3
Detergente ecológico
• 1 pedaço de sabão de coco neutro
• 2 limões
• 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.
Receita 4
Detergente ecológico multiuso
• Água
• Vinagre
• Amônia líquida (amoníaco)
• Bicarbonato de sódio e ácido bórico
Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Fonte: Planeta na Web.
Receita 5
Desinfetante para banheiro
• 1 litro de Álcool (de preferência 70º)
• 4 litros de água
• 1 Sabão Caseiro
• Folhas de Eucalipto
Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.
Receita 6
Amaciante para roupas
• 5 litros de Água
• 4 colheres de Glicerina
• 1Sabonete ralado
• 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

Sabão caseiro, o amigo do orçamento doméstico







Assim como o artigo “O desafio do óleo de cozinha” teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade do descarte correto, esse vem para incentivar ainda mais. Reuni algumas receitas de como transformar esse vilão do meio ambiente em amigo do orçamento doméstico.
O sabão feito com óleo de cozinha usado pode ser aplicado em qualquer atividade de limpeza doméstica, seja para lavar louça ou roupas mais encardidas. Potes que antes eram descartados, como de margarina, agora podem ser usados como formas para o sabão.
Para otimizar o tempo, deixe um recipiente e uma peneira exclusivos para o armazenamento, caso use garrafas pet, reutilize as mesmas após a produção do sabão. Sempre que o óleo esfriar, passe ele pela peneira, dessa forma resíduos de fritura ficaram de fora da receita do sabão.
Com o sabão pronto, o meio ambiente e o bolso agradecem, pois UM litro de óleo jogado no ralo contamina até UM milhão de litros de água, quantidade que uma pessoa leva 14 anos para gastar.
Receita 1 (Uso essa receita em casa e pode ser utilizado para lavar louça e roupa. No caso de roupa, coloco um pedacinho dentro da máquina de lavar e as roupas brancas ficam ainda mais brancas)
Ingredientes:
5 litros de óleo
1 litro de soda
1 litro de dínamo (que pode ser substituído por sabão de coco ou detergente)
Preparo:
Separe dois baldes para a receita. Coloque todos os ingredientes em um dos baldes e jogue de um para o outro 8 vezes (depressa, pois engrossa rapidamente). Coloque em potes e aguarde até o dia seguinte.
Obs.: O dínamo pode ser facilmente encontrado em lugares especializados em produtos de limpeza.
Receita 2
Ingredientes:
4 litros de óleo de fritura usado
1 kg de soda cáustica diluída em 1 litro de água fervendo (Atenção: DILUA FORA DO FOGO).
Preparo:
Misturar e bater todos os ingredientes até o ponto com uma colher de pau. Colocar dentro de uma caixa de papelão com altura de 5 cm.
Receita 3 – Sabão de limão
Ingredientes:
3 kg de gordura vegetal usada (morna)
2 Kg de gordura animal (morna)
3 litros de água
1 kg de soda
2 litros e 400ml de suco de limão.
Preparo:
Misturar todos os ingredientes por 30 min. Despejar em travessas de plástico, cortar antes de endurecer completamente.
Receita 4
Ingredientes:
5 litros de óleo usado
1 kg de soda
1 litro de água bem quente
1 xícara de pinho sol
1 xícara de fubá
Raspas de sabão colorido(opcional)
Preparo:
Despeje a soda em um balde, acrescente a água quente. Mexa até dissolver a soda, depois coloque o óleo frio e mexa por uns 10 minutos, em seguida acrescente o fubá já misturado no pinho sol e mexa mais um pouco. Por último coloque as raspas de sabão em barra colorido só para dar um charme no seu sabão. Coloque em forma e retire no dia seguinte.
Receita 5
Ingredientes:
4 litros de óleo usado morno;
1 litro de banha derretida (porco, óleo de costela, de frango, etc.)
3 litros de água fria;
1 kg soda escamas;
500 ml de pinho sol (ou outro desinfetante de sua escolha);
3 copos de polvilho (endurece e da liga)
Preparo:
Separe um balde grande e alto para fazer a mistura e um cabo de vassoura pra mexer. Coloque a soda, acrescente um litro de água, mexa bem até dissolver tudo, cerca de cinco minutos, acrescente o óleo morno e a banha e continue mexendo. Coloque o Polvilho nos dois litros restantes de água fria e mexa até dissolver. Coloque na mistura e mexa. Por fim coloque o desinfetante. Mexa por cerca de 30 minutos, vai ficar cremoso, como uma vitamina, pode ou não fazer espuma. Coloque em um tabuleiro, caixa ou o que tiver pra descansar. Depois de um dia ele fica consistente, corte do tamanho que preferir e separe. Espere uma semana para usar. Fica ótimo pra lavar louça. Rende cerca de 50 barras e fica parecido com sabão de coco.



O desafio do óleo de cozinha







Apesar dos esforços por uma vida cada vez mais saudável, no dia-a-dia, muitas famílias utilizam a fritura como um meio prático e rápido de consumo de alimentos, mas além do problema com colesterol, a fritura é uma grande vilã do meio ambiente.
Depois de fritar batatas, coxinhas, pastéis e outras guloseimas, eis que surge o dilema de onde descartar o óleo usado, pois o despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes
O óleo que não fica retido no encanamento – fato que pode atrair pragas – é tratado e separado da água em uma das cinco Estações de Tratamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo). O problema é que apenas 68% do esgoto coletado na capital paulista é efetivamente tratado.
Todo óleo que chega intacto aos rios e às represas da cidade fica na superfície da água e pode impedir a entrada da luz que alimentaria os fitoplânctons, organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática. Além disso, quando atinge o solo, o óleo tem a capacidade impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento de água das chuvas, por exemplo. Tal quadro é propício para as enchentes.
Quando se vê o óleo ainda da frigideira não é possível calcular o quanto ele pode ser devastador se despejado na natureza, mas UM litro de óleo jogado no ralo contamina até UM milhão de litros de água, quantidade que uma pessoa leva 14 anos para gastar.
Uma solução ecológica e que ainda pode ajudar a economizar dinheiro é fazer o sabão caseiro de óleo comestível usado. Além de fácil de fazer, o sabão caseiro é serve para lavar louça, roupa e dar brilho em alumínio. Existem diversas receitas, desde as mais simples, que não precisam ir ao fogo, até as mais elaboradas, com essências e muitos ingredientes.
Mas quem não tem tempo de fazer o sabão também pode dar sua contribuição. Atualmente, existem ONG’s que recebem o óleo usado e produzem o sabão a fim de manter projetos sociais com a venda do produto final.
Uma dica para quem quer doar o óleo é procurar o site do Instituto Akatu, lá é possível encontrar o endereço de entidades que recolhem o óleo de cozinha em todo Brasil.
Pense nisso, o Planeta agradece a sua contribuição!
Receita – Sabão Caseiro
Ingredientes:
4 L de óleo comestível usado (peneirado, caso tenha resíduos)
2 L de água
1/2 copo de sabão em pó
1 Kg de soda cáustica (NaOH)
10 mL de essência aromatizante (facultativo)
Instruções:
Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente
Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
Mexer por 20 minutos
Adicionar a essência aromatizante
Despejar em formas
Desenformar no dia seguinte
Se aprofunde
Para quem se interessa pelo tema, tem um vídeo elaborado pelo Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), que decidiu produzir o programa Momento Ambiental. Trata-se de um interprograma exibido nos intervalos das emissoras públicas e comunitárias que traz exemplos de iniciativas simples mas capazes de ajudar a preservar o planeta. Os vídeos estão disponíveis no Youtube, inclusive tem uma matéria sobre reciclagem de sabão.

Você é daquelas pessoas que têm o hábito de aproveitar ou mesmo reaproveitar produtos caseiros para produzir outros compostos naturais para o uso diário nas tarefas de casa e ainda economizar no bolso? Então, a receita que trazemos nesta publicação é para você. Trata-se do detergente caseiro ecologicamente correto e não poluente.

Indicações de uso do detergente caseiro

Assim como os tradicionais detergentes industrializados comercializados nos supermercados, esta versão caseira ecológica pode ser aplicada na limpeza de pias, fogões, louças entre outros utensílios domésticos.

Receita do detergente ecológico

Ingredientes:

1 litro de água
2 limões
1 barra de sabão de coco neutro
1 balde com 5 litros de água
4 colheres de sopa de amônia/ amoníaco (biodegradável)

Modo de preparo:

Pegue o sabão de coco em barra e corte-o em vários pedaços iguais, quanto menor for cada fragmento do sabão, mais simples será de derretê-lo. Em seguida, ferva o litro de água em uma panela funda.
Assim que a água começar a ferver, inicie a colocação na panela das partes do sabão em barra de coco. Logo após que todo o sabão tenha se derretido, misture tudo com uma colher de pau.
Feito isso, coloque toda a mistura dentro do balde com os cinco litros de água. Neste mesmo instante, você deve espremer os limões dentro do líquido do referido recipiente e misturar bastante.
Feito todo o processo inicial, agora será a vez de acrescentar a amônia. Realize esta etapa com bastante cuidado para que tal substância não entre em contato com o rosto. Acrescentada a amônia no balde, misture bem.
Ao final, faça o armazenamento do detergente caseiro ecológico em garrafas pet. Vale ressaltar que, se armazenado durante muito tempo, este detergente poderá perder o efeito de fazer espuma.
Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/ e verdeambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário