sexta-feira, 27 de maio de 2016

Jardins comestíveis, bonitos e sustentáveis

biquinho2

Muita gente está trocando os jardins convencionais por jardins comestíveis e desta forma gerar uma alimentação mais saudável além de praticar a sustentabilidade.

Já pensou em abrir a porta colher flores coloridas e fazer uma salada especial para sua família? E ao invés de colocar uma arvoreta ornamental conseguir o mesmo efeito com um pé de fruta? Ou ainda uma trepadeira que dê frutos e ao mesmo tempo tenha flores lindas?
Neste artigo vamos conhecer algumas espécies que além de gerarem alimento, são bastante ornamentais, possibilitando um espaço aconchegante e bonito.

Flores comestíveis

As flores comestíveis viraram as queridinhas dos chefs de cozinha, principalmente  para uso em saladas e na arte da confeitaria. Conheça algumas delas:
Flor da Calêndula
Flores de Calêndulas
Calêndula é usada como corantes de caldos e queijos, também acompanha crepes, peixes, omeletes e pode ser utilizada no arroz em substituição ao açafrão. Como infusão, apresenta propriedades anti-sépticas, antibióticas e regeneradoras.
Bastante conhecido dos chefs, o Hibisco tem um toque cítrico e frutado que confere aos licores e xaropes um sabor especial. Também utilizado nas saladas. Os tratamentos naturais indicam o hibisco para varias enfermidades como diabetes, controle do colesterol, alem de calmante, diurético e facilitador da digestão.
Dente de Leão, também conhecida no Nordeste como Esperança, essa flor muitas vezes é desprezada nos jardins por parecer uma daninha, pois se dissemina muito facilmente.
Dente de leão tem sabor adocicado
Dente de leão, sabor de mel
Tem um sabor adocicado semelhante ao mel. Pode ser adicionado em saladas ou em chás. Tem alto valor nutricional e baixa caloria.
Amor Perfeito: Levemente adocicado, tem propriedades diuréticas Em saladas dá um colorido muito especial. Também utilizado na decoração de bolos e tortas.
Capuchinha possui um gosto levemente picante, semelhante ao agrião. Tem propriedades diuréticas, digestivas, antibióticas, desinfetantes e antissépticas. Utilizada em saladas, para aromatizar azeites e também na confeitaria. Veja essa receita de salada com folhas e flores de Capuchinha e Gerânios: https://youtu.be/OS3OPuqdCB8
Girassol fornece uma gama variada de alimentos. A semente pode ser torrada e consumida como petisco, além de fornecer o óleo de cozinha famoso por ser antioxidante. Os botões do girassol cozidos podem ser servidos com aspargos e as pétalas, em forma de salada.
Amor perfeito flores
Flores de Jardins Comestíveis

Trepadeiras e pendentes dão leveza aos jardins comestíveis

Se você tem um pergolado ou um espaço para pendurar seus vasos você pode pensar em frutas para fazer um ambiente acolhedor e muito diferente.
Muita gente não conhece, mas a flor do maracujá é de uma beleza extraordinária!
Flor de maracujá
Flor de Maracujá
Então porque não colocar uma trepadeira de maracujá em sua varanda?
Quer coisa mais linda que um monte de moranguinhos vermelhos contrastando com o verde do jardim? Eles ficam ótimos em vasos pendentes com as frutinhas caindo pelos lados… Dá vontade de comer todos…
Outra planta que sempre dá o que falar quando faz parte da ornamentação do jardim é otomate. Mas prefira a espécie cereja, que se tutorada cresce em forma de trepadeira.
Apesar de em geral, a berinjela ocupar bastante espaço no solo, no vaso ela pode ser bem comportada se for estaqueada. Mas atenção que ela gosta de muito sol. Então escolha bem o local para colocá-la.
E que tal as parreiras? Quem passa despercebido por um pé carregado de uvas que parecem que vão cair? As parreiras necessitam de bastante espaço, mas se você dispõe, não hesite em colocar pelo menos uma variedade.
Várias parreiras penduradas
Percolado de Parreiras
Mas você quer fazer diferente? Faça um vaso com a Pimenta de Biquinho. Ela tem variedade vermelha e amarela. Ela não é muito ardida e pode ser utilizada em vários pratos e até ser consumida pura, como aperitivo. E o vaso fica show!

Frutas não podem faltar na composição dos jardins comestíveis

Que dizer das frutíferas? Há várias espécies que podem ser cultivadas em vasos, caso você não tenha local para plantar. Para obter um bom resultado, há que se ter um cuidado maior com a rega e a adubação deve ser constante.
Jabuticabeira, apesar de ser uma árvore de grande porte, fica com seu tamanho restrito dentro de um vaso. Lembrando que a jabuticabeira adora muita água.
Outra muito linda para vasos é a laranjinha Kinkan, que tem a casca comestível. Alias, a casca é mais doce que a polpa, que normalmente é bem ácida.
Agora, a minha preferida é a Pitanga. Essa frutinha tão pequenina é de uma beleza única. Apesar da aparência delicada, é uma planta bastante resistente e rústica.
Uma fruta que por si só já é uma beleza, é a Romã. Quer coisa mais graciosa? Essa  fruta é cultivada há milênios e tem várias propriedades terapêuticas  como o controle da pressão arterial e doenças do coração.
Não podemos deixar de lado as hortaliças quando tratamos de jardins comestíveis. Além de saborosas, algumas exalam perfume deliciosos que não podem faltar Em nossa casa, como o hortelã, o manjericão, o orégano, a malva cheirosa e o alecrim, só para citar alguns.
Claro que a combinação de espécies vai ao gosto de cada um, ao espaço disponível e também ao tempo que se pode dedicar. Mas ter um jardim com elementos comestíveis dá muito mais prazer e satisfação. Além de aguçar a criatividade e incentivar as crianças no cultivo natural. Experimente! Você vai amar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário