domingo, 12 de junho de 2016

Árvores nativas que atraem pássaros

Árvores  que atraem pássaros devem ser consideradas na composição dos jardins, pois além da beleza destes animais, seu canto funciona como a trilha sonora ideal deste cenário e faz toda a diferença no ambiente, gerando vida e movimento.
Fora isso, a relação entre as árvores e as aves tem benefícios para ambos os lados. Enquanto os pássaros obtém seus alimentos, dispersam sementes e distribuem pólen das flores para garantir a reprodução das plantas.
Os pássaros também comem insetos e, assumindo seu papel na pequena cadeia alimentar de um jardim, fazem um importante equilíbrio biológico de espécies.
Mas cada ave tem sua preferência alimentar, portanto para se obter uma variedade de espécies  também é preciso diversificar as árvores que atraem pássaros. Da mesma maneira,  distribuir o florescimento das plantas de forma contínua durante todo o ano, ajuda a a atrair vários tipos de pássaros.
As aves tem sistema olfativo pouco desenvolvido e por isso flores perfumadas nada ajudam na sedução delas. Em compensação grandes inflorescências vermelhas e amarelas costumam chamar muito a atenção de pássaros.

Prefira nativas como árvores que atraem pássaros


Também recomendamos sempre o uso de árvores nativas e preferencialmente que estejam dentro do bioma da região, já que em um país continental como o nosso tanto a fauna como a flora tem características muito regionais.
pitanga para pássaros
Pitangueira
goiabeira para pássaros
Goiabeira
Grumixama para pássaros
Grumixama
jerivá para pássaros
Jerivá






Por isso temos de ter bom senso na escolha de árvores  e não  adianta plantar uma árvore do pantanal num jardim da região Sudeste pensando que algum tuiú-tuiú vai aparecer, porque ele vai preferir continuar lá no bioma dele, tranquilinho.
Abaixo fizemos uma listagem de árvores com os principais pássaros que elas cativam, mas a variedade da avifauna pode ser muito maior, principalmente porque os espaços dedicados a plantios de árvores são cada vez mais escassos, principalmente nos centros urbanos.
As espécies que indicamos devem ser encontradas com muita facilidade nas suas regiões de origem. Então, nao tem desculpa, vamos partir para escolha e mãos a obra!

Se você gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos!
Fonte: jardimsustentave

Nenhum comentário:

Postar um comentário