quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sabesp inova na destinação do lodo

Presidente e diretores visitam sistema inédito na América Latina, que está em teste na
ETE Barueri, com capacidade para eliminar até 90% do resíduo e ainda gerar energia
Mais uma inovação tecnológica da Sabesp voltada para a questão ambiental está prestes a entrar em operação. O presidente Jerson Kelman e diretores visitaram na sexta-feira (17/6) o sistema de gaseificação de lodo por tocha de plasma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, na Grande São Paulo, que está em fase de testes e deve começar a operar até o fim do ano. O equipamento é único na América Latina e tem capacidade para reduzir em torno de 90% o volume do efluente sólido, colaborando diretamente para a diminuição da poluição em aterros.




Grupo ouve explicação sobre o funcionamento da tecnologia e, ao lado, as pedras resultantes do processo de gaseificação


O novo projeto reafirma o compromisso da Sabesp com o meio ambiente, ao dar destinação sustentável a um dos principais resíduos gerados pelas ETEs. O lodo é um composto que reúne as impurezas removidas no processo de tratamento de esgoto. Além de reduzir o volume do material, os 10%  de resíduo que sobram são transformados em um produto inerte, uma espécie de cascalho vitrificado, que poderá ser usado na construção civil, na preparação do asfalto ou de calçadas e até na indústria de cerâmica.



 

O sistema criado para a Sabesp mediante o contrato com a empresa Hannover Projetos parece sonho de ambientalista, mas na verdade é a mostra clara da inovação tecnológica no combate à poluição. O processo é feito num gaseificador por plasma – um gás ionizado – que recebe o lodo proveniente da ETE. O lodo inicialmente  passa por uma coluna de secagem a baixa temperatura (máximo 200ºC)  antes de ser gaseificado e inertizado nas tochas de plasma à temperatura de cerca de 1.400°C. A secagem a baixa temperatura evita o risco de explosão por não permitir a formação de pó no sistema.




Quando em operação, o sistema terá capacidade para processar 15 toneladas de lodo por dia


No decorrer do processamento, parte do resíduo se transforma em gás de síntese (monóxido de carbono, dióxido de carbono e hidrogênio), que é utilizado na geração de energia térmica capaz de garantir o funcionamento do sistema. O que sobra no processo é o resíduo fundido pela alta temperatura, mas agora transformado num material semelhante a pedras de vidro que poderão ser reutilizadas.




Durante a visita, Kelman esteve acompanhado dos diretores Paulo Massato, da Diretoria Metropolitana (M); Rui Affonso, da Diretoria Econômico-Financeira e de Relações com Investidores (F); Manuelito Pereira Magalhães Júnior, da Diretoria de Gestão Corporativa (C); e Edison Airoldi, da Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente (T), além de superintendentes e gerentes. O grupo acompanhou as explicações do presidente da Hannover, Roberto Morale, sobre o funcionamento do processo e os resultados que poderão ser obtidos.

Morale destacou a inovação representada pelo equipamento, principalmente pela dificuldade que o mundo todo encontra para dar destinação sustentável ao lodo. Para dar uma ideia da capacidade de redução de efluentes, vale lembrar que o equipamento instalado na ETE Barueri terá capacidade de processar 15 toneladas de lodo diariamente quando estiver em operação. Todo esse volume poderá se transformar em 1.500 quilos de pedras,  que ainda serão disponibilizados para reaproveitamento na construção civil ou outras finalidades.




A obra faz parte do pacote de quatro projetos da Sabesp que compõem o contrato assinado, em julho do ano passado, pelo Governo do Estado de São Paulo e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As iniciativas foram avaliadas com o grau máximo de inovação. O projeto de gaseificação de lodo por plasma recebeu investimentos da ordem de R$ 9,5 milhões. O sistema está atualmente na fase de comissionamento, quando são feitos testes e ajustes. Em julho, deve entrar em pré-operação por cerca de 60 dias, antes de iniciar a operação.

Durante a visita, o presidente da Sabesp, diretores e superintendentes também conheceram as instalações da Attend Ambiental, empresa parceira da Sabesp no tratamento de efluentes industriais que ocupa uma área vizinha à ETE Barueri. O grupo conheceu o trabalho de descarga dos caminhões que chegam carregando os resíduos e também visitaram os laboratórios da Attend, acompanhados da diretoria da empresa.






Texto: João Carlos Moreira (Comunicação Interna)
Arte: Kevin Martins (Comunicação Interna)
Fotos: Beatriz do Valle (PC)

Fonte: Sabesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário