segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O sorriso dela esconde uma dureza que TODOS deviam conhecer. As imagens me chocaram.


Todos os anos, os desfiles das escolas de samba atraem visitantes dos quatro cantos do mundo, maravilhados com o samba e com a exuberância e o luxo das fantasias. Porém, poucos se questionam sobre a origem das plumas e penas que adornam os corpos das deusas dos desfiles. Esse materiais nobres provêm de aves como faisão, pavão, ganso ou avestruz. E essas penas não caem naturalmente. Trata-se de uma indústria bastante cruel.
Estes animais são criados bem longe da folia, em países como a África do Sul, China e Índia. O Brasil é um dos maiores importadores mundiais de penas dessas aves. Tudo para o Carnaval.
Para arrancar as penas das aves, são usadas técnicas como a do zíper: elas são levantadas pelo pescoço, as pernas amarradas e então as suas penas são arrancadas. Este processo provoca dor, sofrimento e as deixa expostas ao sol e a infecções graves. A luta dos animais durante este processo chega a provocar fraturas. Os avestruzes, que vivem aproximadamente 40 anos, todos os anos sofrem com esta brutalidade. É que as penas desses animais são uma verdadeira mina de ouro: uma única pena de faisão, por exemplo, pode chegar a custar R$ 100!
Para acabar com este verdadeiro massacre, foi lançada uma petição online através da plataforma "Change.org", que pretende recolher assinaturas para acabar com o uso de penas e plumas de animais nos desfiles de Carnaval.
O abaixo-assinado será enviado aos presidentes das Ligas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Jorge Castanheira) e de São Paulo (Paulo Sérgio Ferreira). O texto pede aos dirigentes das escolas, a carnavalescos, figurinistas e patrocinadores, para se sensibilizarem com a exploração e os maus-tratos sofridos pelos animais, sugerindo a substituição das penas naturais por penas sintéticas, tornando o carnaval um espetáculo mais ético. 
Até o momento, a petição já reuniu mais de 37 mil assinaturas e a previsão é que atinga as 50 mil em pouco tempo. O texto diz: "se nós, humanos, desejamos ser respeitados, comecemos então, por favor, a ter mais respeito pelos animais não humanos que não tem como se defender da maldade humana." A petição continua fazendo um apelo a favor de "um carnaval mais ético, mais justo e mais alegre".
Leia abaixo a petição na íntegra:
"Nós, que amamos a natureza e que temos respeito por todas as formas de vida e entendemos que um ser vivo não existe para dispormos dele como bem quisermos, como, por exemplo, arrancando suas penas e plumas para uso de adorno nas fantasias e alegorias de carnaval, pedimos que os senhores dirigentes das escolas de samba, assim como os carnavalescos, figurinistas e patrocinadores sensibilizem-se para esta causa.
Os animais sofrem, são explorados para algo que entendemos ser desnecessário, porque assim como nós, humanos, necessitamos e preservamos nosso corpo físico, nossa pele, eles, os animais não humanos, possuem seu pelo, seu couro ou penas e plumas para também fazerem parte de sua natureza de seu corpo. Se nós, humanos, desejamos ser respeitados, comecemos então, por favor, a ter mais respeito pelos animais não humanos que não tem como se defender da maldade humana. Somos defensores dos direitos dos animais e por isso mesmo nos sensibilizamos com o sofrimento deles.
Compreendemos que para muitas pessoas não há nada de errado, mas há sim, porque onde há dor, sofrimento e exploração, há a falta de consciência de humanos. Já é tempo de pararmos de usar e abusar dos animais de deixa-los seguir seu curso natural de vida. Se queremos a paz , devemos semear a paz, a partir do respeito a tudo e a todos.
Por favor, substituam as penas naturais pelas penas sintéticas, sem dor, sem exploração para um carnaval mais ético, mais justo e mais alegre. As agremiações só tem a ganhar, pois hoje em dia nunca se falou tanto em ecologia, meio ambiente, reciclagem e temas afins. Portanto, a substituição desses materiais de origem animal, seria um passo gigantesco para um espetáculo que o mundo inteiro assiste.
Vamos ser mais conscientes e respeitar mais os animais. A paz, o amor e o respeito, começam a partir de nós!"
Para assinar a petição, clique neste link. O Carnaval do Brasil será mais belo se você ajudar a parar o sacrífico destes pobres animais.

Fonte: http://www.naoacredito.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário