quarta-feira, 12 de julho de 2017

PLANTAS NATIVAS BRASILEIRAS COMESTÍVEIS E POUCO CONHECIDAS

Pimenta-Rosa
São dez os cultivos mais importantes do planeta (milho, trigo, arroz, batatas, mandioca, soja, batata-doce, sorgo, inhame e banana), são poucas as plantas que o ser humano consome, por influência dos mercados globais. Mas a natureza tem muito mais a nos oferecer.
Quando as cidades ainda tinham muitos jardins, e eram rodeadas de campos. Quando as matas ainda prevaleciam e as águas eram puras. Quando a natureza estava mais preservada, menos poluída, então nós, seres humanos, tínhamos mais alimentos disponíveis em todos os lugares.

A natureza nos dá uma diversidade imensa de plantas alimentícias que nós nos esquecemos que podemos comer. Elas estão nos campos, jardins, nas capoeiras e nos grotões.Algumas famílias ainda as cultivam, passando de uns para outros o conhecimento ancestral do seu aproveitamento.
Mas, essas são plantas que não têm nenhum valor comercial. Quer dizer, o mercado não lhes dá valor monetário e por isso, não se encontram nem nas feiras livres.
As plantas que comemos, pelo mundo afora, são uma quantidade restrita das alimentícias e, nem sempre são as mais ricas ou mais saborosas.
Veja se você conhece, na lista abaixo, alguma dessas plantas nativas brasileiras comestíveis. Se não conhecer, pergunte à sua avó, ou talvez ao velho jardineiro, se ele se lembra delas, na infância.

13 plantas nativas brasileiras para você conhecer e comer à vontade

1. Jaracatiá/Mamoeiro do Mato (Jaracatiá spinosa)

De seus frutos verdes pode-se fazer geleia e também são comidos frescos, quando maduros. Esse mamoeiro do mato é característico da Mata Atlântica, os frutos são parecidos ao mamão papaia mas seu sabor vai do maracujá à manga. Seu leite é bastante caustico podendo dar alergia a algumas pessoas mais sensíveis.
foto

2. Mamãozinho/Jaracatiá (Vasconcella quercifolia)
È parecido com o mamão papaia mas seus frutos são listradinhos. Antigamente abundavam nas beiras de mato, agora está quase extinto. Os frutos maduros são comestíveis e muito gostosos, do fruto verde e do caule é que se fazia o doce ralado de jaracatiá.
foto

3. Abóbora-do-Mato (Melotria pendula)
Come-se o fruto verde ou maduro, em saladas ou doces. É medicinal e tradicionalmente usado como laxante.
foto

4. Aroeira-Pimenteira (Schinus terebinthifolia)
Lindas frutinhas cor de rosa, também conhecida como pimenta-rosa, o fruto da aroeira pode ser usado para temperar verduras e saladas, ou em geleia (qualquer receita antiga de geleia serve). As folhas da aroeira são muito boas para problemas de pele - com elas pode-se fazer banhos, macerados, emplastros e pomadas.
foto

5. Capuchinha (Tropeoalum majus)
Esta planta também é conhecida como Cinco-chagas. Dá em qualquer lugar, não se incomoda com solo arenoso e suas flores, que são lindas demais, são usadas em saladas e suas folhas em saladas e sucos verdes.
foto

6. Pepininho-do-Mato (Melothria cucumis)
Produz pepinos pequenos que podem ser comidos em saladas e usados para fazer picles.
foto

7. Pêssego-do-Mato, Cerejeira-do-Rio Grande, Laranjinha-do-Mato ou Ameixa-do-mato (Eugenia myrciantes)
Come-se o fruto maduro.
foto

8. Picão/Carrapicho (Bidens pilosa)
Suas folhas podem ser usadas em saladas. É medicinal sendo seu chá indicado para problemas hepáticos.
foto

9. Serralha (Sonchus oleraceus)
As folhas são usadas cruas em saladas ou refogadas. É rica em vitamina A, D e E.
foto

10. Serralhinha/Flor de Pincel (Emilia fosbergii Nicolson)
Folhas podem ser usadas em saladas e sucos verdes. Seu chá é útil contra infecções urinárias. Suas flores também são comestíveis e usadas em risotos, saladas, sopas etc.
foto

11. Taboa (Typha domingensis)
Os brotos e centro do caule podem ser usados como palmito. Das inflorescências (as "salsichas") tira-se o pólen que pode ser usado como cereal e em massas de pães e bolos - pode-se comê-lo cru. Por fim, a raiz pode ser cozida e tem o mesmo teor de proteína do milho e batata. Mas, as taboas absorvem metais pesados das águas portanto, só coma esta planta se tiver garantia da potabilidade das águas que as banham.
foto

12. Taioba (Xanthosoma sagitifolium)
Comem-se as folhas, em saladas ou regogados e os tubérculoscozidos ou assados. É rica em vitaminas e sais minerais e algumas variedades, também em oxalatos, especialmente a taioba brava, de talo arroxeado, que deve ser evitada por sua toxicidade.
foto

13. Trançagem/Tanchagem (Plantago major)
As folhas podem ser usadas em salada ou refogadas. É medicinal, para afecções estomacais, como chá, e para a pele, em feridas, picadas ou acne, como cataplasma.
foto

Fonte: greenme.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário