sábado, 5 de agosto de 2017

ENRAIZADOR NATURAL PARA PLANTAS (2 RECEITAS)

  • por Alice Branco
tiririca-enraizador
Quando a gente fala de propagar plantas por estacas, pedaços de galhos, fica sempre a dúvida de que tipo de enraizador usar. Aqui vou te apresentar 2 receitas fáceis para você preparar um líquido enraizador natural, feito em casa e cheio de ferormônios.

1° Receita - Enraizador feito de tiririca

Este é feito de batatinhas de tiririca. Tiririca é uma praga para as hortas. Agressiva, rápida no enraizamento, ela toma conta de canteiros e impede que as hortaliças se desenvolvam.
Mas a tiririca, com o seu poder enraizador que se deve a um fitohormônio específicoque possui e isso é muito bom para você que quer reproduzir azaleiasbuganvília e qualquer outra planta que “pegue de galho”.
A tiririca é um capim, o Cyperus rotundus, que dá em todo lado que você possa imaginar. Aprenda a reconhecê-la e, quando a encontrar, retire com cuidado toda a planta da terra, sem perder as batatinhas que estão junto às raízes.

Como fazer o enraizador de tiririca

Para fazer o enraizador natural, lave bem a tiririca, tire toda a terra. Junte folhas verdes e batatinhas, com água suficiente até cobrir toda a planta e, bata bem no liquidificador.
As estacas das plantas que você quer enraizar, depois de cortadas (sempre em diagonal ao caule), você vai deixar com a ponta mergulhada em um copo com esse batido de tiririca, por 24h. Depois, plante cada estaca no vaso de mudas e espere o tempo de enraizamento, que varia de espécie para espécie. Mantenha úmida a terra dos vasinhos de enraizamento. Quando surgirem várias folhinhas novas, depois de, no mínimo 1 mês (para algumas plantas esse prazo é bem maior), faça o transplante das mudas para o local definitivo.
Este enraizador pode ser usado para estacas de galhos ou de folhas, que dará o mesmo bom resultado.O suco que sobrou poderá ser armazenado para outros usos, em vidro escuro, na geladeira, por uns 20 dias.
Veja este vídeo explicativo:

2° Receita - Enraizador feito de lentilhas

Outra forma de se fazer um enraizador natural é com lentilhas (1 parte) e água (3 partes). Você deverá deixar as lentilhas em repouso, dentro da água até que as sementes germinem - pode deixar o pote aberto; em geral demora de 2 a 3 dias. Se, ao fim de 3 dias as lentilhas ainda não germinaram, escoem a água e deixem elas úmidas, para germinarem, depois do quê vocês reporão a mesma água nas lentilhas.
As lentilhas germinadas liberam um ácido (ácido indol-butílico) que é um ativador do enraizamento. Coloque tudo no liquidificador e bata bastante até obter um suco de lentilha que você vai diluir em oito partes de água.
Com esse líquido se pode regar as mudas já plantadas, jogando o líquido no pé das mudinhas, diretamente. Ou poderá usá-la para molhar as estacas antes de introduzi-las na terra dos vasos já preparados para o enraizamento. Este preparado dura 15 dias na geladeira.
Também é muito efetivo caso você for fazer alporquia, que é quando você força um ramo de planta a entrar na terra para que gere raízes e uma nova planta.
Veja este vídeo explicativo:
Fonte: greenme


Um comentário: