terça-feira, 20 de agosto de 2019

A Comissão Organizadora do 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental procura parceiros interessados em expor seus produtos e serviços a fim de fomentar a cooperação e o fortalecimento da educação ambiental intermunicipal.

         

Os municípios têm a incumbência de promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente (Brasil, 1988). A abordagem articulada das questões ambientais locais e regionais é um dos princípios básicos da Educação Ambiental (Brasil, 1999). Nesse sentido, buscou-se em 2015 uma articulação específica para a construção colaborativa de um projeto de fortalecimento da Educação Ambiental na região: o Simpósio Regional de Educação Ambiental. Esse processo foi facilitado pelo fato destes municípios já estarem reunidos pelo Sub-Comitê Pinheiros-Pirapora da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e pelo Consórcio Intermunicipal da Região Oeste – CIOESTE. 
O objetivo principal do Simpósio é fomentar a cooperação e o fortalecimento da educação ambiental nos municípios da região oeste da Grande São Paulo. Os municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Jandira, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra vem nos últimos anos estabelecendo seus projetos e ações de educação ambiental, cada município dentro de suas realidades. Para compartilhar e fortalecer estes projetos e ações, concebeu-se um evento de dia inteiro, composto por palestras teórico-conceituais, exposição de banners e atividades participativas. Todo o projeto foi elaborado e organizado de forma colaborativa, de modo que todos os municípios integrantes se responsabilizassem por seu êxito e sua manutenção. 
Desde o início, em 2015, estabeleceu-se a meta de ser este um projeto itinerante e até o momento esta meta tem sido cumprida: o 1º Simpósio ocorreu em Barueri (junho de 2015), o 2º Simpósio em Osasco (junho de 2016) e o 3º será em Santana de Parnaíba (agosto de 2017). Além dos resultados quantitativos dos dois Simpósios já realizados, que superaram as expectativas quanto a número de inscritos e submissões de trabalhos, e também gerou um diagnóstico detalhado do cenário de educação ambiental da região, os principais resultados são qualitativos: alinhamento conceitual acerca da educação ambiental, compartilhamento de práticas desenvolvidas e de espaços públicos de fomento da educação ambiental; concepção de uma oficina de capacitação para o desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação Ambiental (PMEA), realizada em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (CEA), que teve como uma das consequências a formação de Comitês Municipais nas cidades participantes; constituição de uma rede local formada pelos órgãos municipais, ONGs, empresas e instituições de ensino. 

Como considerações finais, pode-se afirmar que mais do que a realização de um evento em si, esta articulação regional tem fortalecido mutuamente todos os municípios e profissionais envolvidos, criando uma rede de educadores altamente mobilizada e engajada em prol da inovação da educação ambiental na região. Trata-se de iniciativa que exige mais colaboração do que recursos financeiros, pois há uma soma dos recursos disponíveis em cada município que contribui para o êxito do projeto.

Dias: 08 e 09 de novembro de 2019 
Horário: das 9h às 16h.
Local: Parque Estadual Gabriel Chucre
Endereço: Rua Consolação, 505, Vila Gustavo Correia - Carapicuíba

Para mais informações: simposioregionalea@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário