segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Evento acontece no Parque Gabriel Chucre em Carapicuíba proporciona 14 horas de programação.


O 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental preza pela Sustentabilidade, Reflexão de Preservação do Meio Ambiente e Educação Ambiental na Prática.



Nos dias 08 e 09 de novembro acontece o 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental, no Parque Gabriel Chucre (Av. Consolação, 505 – Vila Gustavo Correia, Carapicuíba - SP). O evento acontece entre às 9h e 16h e oferece programação com feira de adoção, oficinas diversas, shows, plantios coletivos e feira de expositores.
O 4º Simpósio Regional de Educação Ambiental conta com experiências e atividades diversas para todas as faixas etárias. Entre as oficinas oferecidas estão: conhecendo as PANC, oficinas de compostagem e construção de um minhocário caseiro; resgate de orquídeas; dicas de práticas sustentáveis, a importância das abelhas nativas, entre outros.
O evento também proporciona atividades lúdicas para as crianças, Cine Sala Verde e muito mais.
No Pavilhão de eventos teremos apresentação de Ginástica Rítmica, palestras e muita música com o grupo Arte na Lata.
No espaço da feira de expositores, o público encontra exposição de insetos de estimação, dança, livros, arte, plantas e jogos. Os expositores têm como princípio a educação ambiental na prática de alguma maneira em seus produtos ou serviços.
O objetivo principal do Simpósio é fomentar a cooperação e o fortalecimento da educação ambiental nos municípios da região oeste da Grande São Paulo. Os municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba vem nos últimos anos estabelecendo seus projetos e ações de educação ambiental, cada município dentro de suas realidades. Para compartilhar e fortalecer estes projetos e ações, concebeu-se um evento de dia inteiro, composto por palestras teórico-conceituais, exposição de banners e atividades participativas. Todo o projeto foi elaborado e organizado de forma colaborativa, de modo que todos os municípios integrantes se responsabilizassem por seu êxito e sua manutenção.
Desde o início, em 2015, estabeleceu-se a meta de ser este um projeto itinerante e até o momento esta meta tem sido cumprida: o 1º Simpósio ocorreu em Barueri (junho de 2015), o 2º Simpósio em Osasco (junho de 2016) e o 3º será em Santana de Parnaíba (agosto de 2017). Além dos resultados quantitativos dos dois Simpósios já realizados, que superaram as expectativas quanto a número de inscritos e submissões de trabalhos, e também gerou um diagnóstico detalhado do cenário de educação ambiental da região, os principais resultados são qualitativos: alinhamento conceitual acerca da educação ambiental, compartilhamento de práticas desenvolvidas e de espaços públicos de fomento da educação ambiental; concepção de uma oficina de capacitação para o desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação Ambiental (PMEA), realizada em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (CEA), que teve como uma das consequências a formação de Comitês Municipais nas cidades participantes; constituição de uma rede local formada pelos órgãos municipais, ONGs, empresas e instituições de ensino.
Como considerações finais, pode-se afirmar que mais do que a realização de um evento em si, esta articulação regional tem fortalecido mutuamente todos os municípios e profissionais envolvidos, criando uma rede de educadores altamente mobilizada e engajada em prol da inovação da educação ambiental na região. Trata-se de iniciativa que exige mais colaboração do que recursos financeiros, pois há uma soma dos recursos disponíveis em cada município que contribui para o êxito do projeto.
Inscrições para visitantes ➡ https://forms.gle/ZppR4JCBHfarSvmT6

Nenhum comentário:

Postar um comentário