sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Receita de Sorvete de Ora Pro Nobis


Ingredientes:
- 3 kg de ora-pro-nóbis (só as folhas)- 750 g de açúcar refinado
- 1 litro de leite integral
- 1 pote (250 g) de liga neutra (produto encontrado em mercados)
Como fazer Sorvete de ora-pro-nóbis:
Para desidratar o ora-pro-nóbis, pôr as folhas em uma panela de fundo grosso e levá-la ao fogo brando, mexendo bem, por 10 minutos, até as folhas murcharem completamente. Deixar esfriar. Bater as folhas murchas em uma batedeira ou no liquidificador, por sete minutos, com o leite frio, açúcar e a liga neutra. Levar ao congelador por uma hora, na regulagem máxima, para congelar. Depois, voltar a temperatura para o grau usado diariamente, para conservar a sobremesa no congelador.
Servir com cobertura de menta.
Doçura que engana criança
Sorvete de ora-pro-nóbis? Nídia Fonseca, de Pompéu, distrito de Sabará MG, já perdeu as contas de quantos clientes fizeram essa pergunta. Eles chegam, olham a lista de sabores e se assustam com a novidade, conta. Os marmanjos arriscam na pedida e, muitas vezes, pedem mais de uma bola. É engraçado, porque eles sempre voltam para degustar mais. Já para as crianças a sobremesa, à primeira vista, não parece nada atraente.
Quando elas ouvem falar do sabor, não se arriscam a experimentar, comenta Nídia. Segundo ela, muitos pais acharam um jeito de convencê-las. Eles dizem que é de menta, a criança saboreia e adora. É uma forma de fazer com que o filho coma ora-pro-nóbis, mesmo que seja na forma de um doce. Simples de ser preparada, a receita requer paciência só mesmo na hora de desidratar a planta.
A panela deve ter um fundo grosso. Se for fino, não agüenta, revela. O verde do ora-pro-nóbis é o que atrai olhares para o sorvete e, a cada colherada, é possível achar pedacinhos pequenos da planta em meio ao creme. Irresistível. O toque sublime, que os pais encontraram para enganar as crianças e que Nídia agregou à receita, é a calda de menta. Fica mais saboroso. Quem concorda é o paladar.
--------------------------------------------------------------------------------
Receita fornecida por Nídia Fonseca, em Pompeu, distrito de Sabará MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário