Com plantas perenes, um investimento isolado crescerá ano após ano, fornecendo folhagem e cor sem te dar muito trabalho. depois de alguns anos, entretanto, até as melhores perenes podem ficar meio cheias e com cara de descuidadas. Para mantê-las crescendo da melhor forma, assim como espalhar sua beleza por outras áreas do jardim, siga estas etapas para dividir suas plantas.
1. Remova moitas
O primeiro passo na divisão de perenes é remover uma moita do excesso. Cave ao redor do perímetro da planta, usando uma pá para soltar as raízes enquanto tenta remover todo o sistema radicular. Use o cabo da pá como uma alavanca, empurrando-o para baixo para suspender a moita do solo.

2. Divida
Depois que a moita for cuidadosamente removida do solo, está na hora de dividi-la em pequenas partes. Idealmente, cada seção deve conter três ou quatro conjuntos de galhos saindo da coroa da raiz; no mínimo, você precisa de um galho e uma raiz por divisão. Às vezes, as plantas se separarão naturalmente em seções menores e outras vezes, elas precisarão de um pouco mais de ajuda. Para dividir a moita, você pode usar a pá, uma espátula de jardinagem, uma faca de serra ou apenas suas mãos. Se você estiver dividindo um iris barbado, The Spruce recomenda podar os leques de folhas até 15 centímetros para evitar a perda de água enquanto a planta se restabelece.
3. Cave novos buracos
Para permitir um amplo crescimento da raiz, cave buracos para as plantas divididas que tenham o dobro do tamanho e profundidade da massa radicular. Além disso, certifique-se de deixar espaço suficiente entre os buracos de plantio levando em consideração o tamanho das plantas quando ficarem adultas em alguns anos.
4. Cuide do solo
De acordo com o University of Georgia Extension Service, adicione um fertilizante de liberação lenta ou líquido ao buraco de plantio para ajudar a promover o crescimento da raiz; um fertilizante para uso geral bem equilibrado (como um 10-10-10) pode danificar as raízes  tenras. A farinha de ossos é uma fonte excelente de potássio de liberação lenta, que estimula o crescimento da raiz e funciona perfeitamente nesta situação.

5. Plante as divisões
Se possível, coloque as divisões de volta no solo imediatamente depois de sua remoção. Isso ajudará a diminuir o choque da planta transplantada e reduzir os riscos de ressecamento excessivo da planta, o que levaria à sua morte. Plante as plantas menores na mesma profundidade da planta original, certificando-se de pressionar o solo firmemente ao seu redor, sem compactá-lo.

6. Regue bem
Depois de plantadas, regue bem cada uma das divisões. Enquanto os sistemas radiculares se restabelecem, certifique-se de regá-las com frequência.
7. Faça seu próprio adubo
Pare de comprar adubo de lojas. Faça seu próprio, juntando os restos da cozinha, galhos e até mesmo saquinhos de chá. Evite usar restos de carnes, porque eles atraem animais.

COULEUR

Fonte: diyeverywhere