sábado, 22 de dezembro de 2018

Carapicuíba avança 173 colocações no ranking do Programa Município VerdeAzul


Carapicuíba avançou no ranking do Programa Município VerdeAzul. O programa é uma iniciativa do Governo de São Paulo, e desenvolvido pela secretaria Estadual do Meio Ambiente, para medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios.
Carapicuíba teve destaque por subir radicalmente seu índice na tabela, no espaço de tempo de um ano. 
Em 2017, Carapicuíba estava na 415ª posição. Já em 2018, a cidade subiu 173 posições no ranking e alcançou a 242ª posição. Uma evolução de 183,8 % em comparação a 2017.
Evolução
O coordenador da Sala Verde, fala sobre a evolução. “Enquanto algumas cidades, inclusive da nossa região, despencaram no ranking, nós conseguimos avançar. Entendemos que é um fato muito importante para nos incentivar a melhorar ainda mais em 2019”, observa.
“Em 2019 estamos com força total para avançar ainda mais no ranking e garantir novas conquistas ao nosso município. 
Programa Município VerdeAzul 
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Ciclo anual
Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”, constando os 645 municipais paulistas signatários do PMVA desde 2008.
O Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário