terça-feira, 28 de dezembro de 2021

O lixo orgânico por se decompor mais rápido, não é um problema para o meio ambiente, certo? Errado!


Esse é um pensamento comum que temos em relação ao lixo orgânico, que diferente de materiais como plástico por exemplo, que pode levar até 400 anos para se decompor, o lixo orgânico se decompõe rapidamente em questão de poucos meses, e que por isso ele não é um problema para o meio ambiente. Acontece que no processo de decomposição, a matéria orgânica passa por dois estágios: um aeróbio e outro anaeróbio. O gás carbônico e o metano são os principais gases provenientes desse segundo estágio, sendo o CH4, um dos gases mais poluentes da atmosfera e intensificadores do efeito estufa, contribuindo diretamente para o aquecimento global. Essa você não sabia: O gás metano tem efeitos muito piores que que o gás carbônico (CO2) na atmosfera, pois retém mais calor.
“Lixo orgânico” é todo resíduo de origem vegetal ou animal e, segundo o plano nacional de resíduos sólidos, correspondem a mais de 50% do total de resíduos urbanos gerados no Brasil. Estes são materiais que, em ambientes naturais equilibrados, se degradam espontaneamente e reciclam os nutrientes nos processos da natureza. Mas quando derivados de atividades humanas, especialmente em ambientes urbanos, podem se constituir em um sério problema ambiental, pelo grande volume gerado e pelos locais inadequados em que são armazenados ou dispostos.
Sim, essa situação é completamente insustentável e não é comum termos a informação e a consciência de que ela existe. Mas felizmente temos uma solução sobre o descarte inadequado que acontece com as plantas que resgatamos no projeto. 
Nosso objetivo é atuar de forma inteligente no processo de economia circular, para que essas plantas não sejam descartadas no meio ambiente, mas que permaneçam nele com uma nova finalidade, diminuindo assim os impactos que poderiam ser causados, gerando economia às empresas e renda para quem precisa. E com ideias criativas e soluções inovadoras, geramos impacto em vidas, na comunidade e no mundo.

Apoiando nossas campanhas, você também estará ajudando o planeta!


Mais informações no instagram @sitioecologicosemeando e  @ohquidea

Um comentário:

  1. Cada kg de material orgânico poupado da decomposição em aterros, equuvale a, pelo menos, 500 cigarros que deixaram de ser fumados. #SalveiUmaOrquidea

    ResponderExcluir